Como anda a sua intranet?

dez 10, 2010 by     No Comments    Posted under: Destaque

Esse é um tema bem polemico, mas que precisamos tomar bastante cuidado. Com tantos projetos e preocupações diárias, sempre acabamos dando prioridade aos nossos clientes externos (que é quem garante o nosso salário) e a comunicação interna acaba ficando de lado.

A intranet tem como principal função ser o meio de comunicação entre a instituição e seus colaboradores. A sua intranet está funcionando assim?

Acredito que em pouquíssimas instituições a intranet funcione (conforme citado acima). Porém para conseguirmos colher frutos é necessário realizar algumas mudanças no processo de comunicação, como por exemplo, a mudança de alguns processos internos sejam migrados para a intranet.

Muitos podem achar que sou exagerado, mas planejar uma intranet é muitas vezes mais complexo do que desenvolver um projeto de site institucional.

Abaixo vou citar algumas dicas para dar um “UP” em sua intranet:

• Criação de uma interface simples e de fácil navegação.

• Valorização da interatividade, permitindo a inserção de comentários em notícias internas, envio de mensagens aos aniversariantes, galeria de fotos de confraternizações e etc.

• Nomeação de uma comissão de determinados setor para alimentarem a intranet com conteúdos periodicamente.

• O colaborador precisa ter acesso fácil a essa ferramenta de dentro ou fora da instituição.

• Publicar todos os informativos institucionais (esqueça os murais de avisos).

• Realização de processos internos (chamados técnicos, solicitações de reembolso, impressão de holerite, disponibilidade de ponto eletrônico, dentre tantos outros serviços).

• Oferecer ferramentas uteis para o dia a dia do colaborador.

• Estimular o uso da ferramenta.

O grande “X” da questão está em ter uma intranet útil para o colaborador. Para isso, é necessário amarrar  as ferramentas necessárias para o dia-a-dia do colaborador dentro da intranet para que ele perceba que sem ela o seu trabalho e/ou serviços a solicitar aos demais setores é impossível.

Para finalizar o post de hoje, gostaria de desejar sorte a todos no processo de comunicação interna, e deixar uma dica que é o Instituto Intranet Portal, que realiza eventos voltados para estudo de cases de sucesso na área, vale apena ficar antenado no trabalho deles.

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade