Monitoramento de redes sociais

dez 6, 2010 by     1 Comment     Posted under: Destaque, Redes Sociais

Não faz muito tempo que a comunicação era feita através um canal de mão única(mídias tradicionais) onde o seus “clientes” não tinham a oportunidade de interagir com a marca e com outras pessoas que usufruem dela. Agora estamos passando por um momento muito especial na comunicação que é a explosão do boca a boca online que tem como seus principais responsáveis as mídias sociais (orkut, facebook, twitter etc…) permitindo que milhares de pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre empresas, produtos, serviços etc…

Estamos passando por uma verdadeira revolução na comunicação, e isso me da a liberdade de fazer algumas perguntas a vocês caros leitores do blog marketing nas ies.

• Sua instituição monitora alguma rede social?

• Você sabe em quais redes sociais o seu público está presente?

• Consegue imaginar o que os seus alunos/prospects falam da sua instituição nas redes sociais?

É meus amigos vocês conseguem imaginar o que estão falando da sua instituição nesse momento? Não se desespere, o objetivo desse post é lhe dar um novo direcionamento para essas questões.

Seria uma loucura eu falar para vocês, por exemplo:  Entrem agora no orkut pesquisem por comunidades de escolas e cursinhos e procurem em uma por uma o que é dito sobre sua instituição. Quanto tempo seria necessário para verificar todas as comunidades?

Sem desespero novamente! Hoje em dia já existem ferramentas (ainda em fase de amadurecimento) que fazem esse serviço “sujo” para nós. Abaixo vou colocar uma relação de ferramentas para ajudar o seu dia a dia.

Bom monitoramento!!! :)

Scup – www.scup.com.br
Baseado em três necessidades das empresas (ouvir, interagir e compreender), o Scup faz o monitoramento das marcas em tempo real de forma cronológica em uma listagem simples e rápida.

PostX – www.postx.com.br
O PostX permite avaliar e classificar as informações, gerar gráficos e mensurar o buzz originado pelo consumidor.

Social Media Monitor – www.socialmediamonitor.com.br
Baseado no rastreamento de palavras-chave, a ferramenta Social Media Monitor oferece em tempo real as citações encontradas nas mídias sociais que correspondem a um termo cadastrado.

Social Metrix – www.socialmetrix.com
Permite escutar, analisar e entender as opiniões das pessoas online sobre sua marca, produtos e serviços.

Radian 6 – www.radian6.com
Possibilita o monitoramento de diferentes meios de comunicação social e outros canais de comercialização, além de blogs, websites e fóruns de sites de redes sociais.

1 Comment + Add Comment

  • É obrigatório uma instituição de ensino monitorar suas redes sociais e uma ferramenta boa, além dessas citadas no texto, que faz esse trabalho é Planeta Y. Recomendo! Obrigada pelas dicas, ótimo post!

Got anything to say? Go ahead and leave a comment!

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Newsletter

E-mail:

Inscrever
Desinscrever

Publicidade