O atendimento ao cliente via redes sociais

dez 1, 2010 by     2 Comments    Posted under: Atendimento ao Cliente, Destaque, Redes Sociais

Você está em uma animada roda de amigos naquele barzinho super descolado quando alguém o chama na mesa ao lado – Qual sua atitude? – Tenho quase certeza de que você não vai abandonar seus amigos, certo?!  Portanto se não faz isso na vida real, por que acha que as pessoas farão nas redes sociais?

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Na prática o que se vê é exatamente o contrário. As empresas e, sobretudo as IES disputam a atenção dos prospects, atraindo-os para seus sites sem perceber que, na rede, as pessoas querem se relacionar por meio dela.

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Cito um caso que ocorreu na IES onde trabalho. Recentemente, devido a grande quantidade de perguntas que recebemos via orkut, resolvemos  linkar o atendimento online do site com o perfil que temos no orkut. Para nossa surpresa, após a implementação, tivemos poucos cliques no link do chat e as perguntas continuavam chegando através do perfil do orkut.

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Concluímos que, oferecer mais um canal de interação dentro da rede não deixa de ser importante, porém o canal oficial continua sendo a própria rede.

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Nesse contexto a rede “clama” por um conteúdo exclusivo, que vai muito além do conteúdo do site ou da última campanha da IES. É através desse conteúdo que você vai criar e reforçar seu vínculo com o grupo, promover o diálogo e aproximar a IES do seu público-alvo.

Há inúmeras formas para se manter vivo o diálogo, como: posts, chats, mensagens, social games, além de páginas dentro das próprias redes sociais.

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Fica então a dica: antes de chamar o prospect à sua mesa, leve a IES para a dele, participe das conversas, junte-se ao grupo de amigos dele e procure conhecê-los bem. Dessa forma o crescimento será mútuo:  a IES terá a oportunidade conhecer mais a fundo e interagir com seu público, e este, por sua vez, não sentirá que seu espaço foi invadido e ficará mais à vontade para expor suas dúvidas. Tudo como em uma conversa entre amigos.

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Nos próximos posts vamos discorrer mais sobre as formas de interação que utilizamos nas redes sociais para divulgar nossos cursos e, sobretudo, para ouvir nosso público.

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Até a próxima!
Abraços!

2 Comments + Add Comment

  • Parabéns pela matéria, trabalho com mídias sociais e vejo que esse exemplo que você abordou é exatamente o que o cliente espera de um relacionamento junto a empresa.

  • Olá, tambem trabalho com marketing digital! acho realmente interessante as novas formas de relacionamento com o consumidor e o impacto que a internet causa para este tipo de setor! Adoro o blog de vocês, parabéns.

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